"Na nossa cultura organizacional, tornar as pessoas felizes é a nossa missão e para isso, trabalhamos com qualidade." R. P.

Bem-Vindos ao nosso Blog!
Foi por acaso ...
17
Out 14

        O dia 16 de outubro é designado como Dia Mundial da Alimentação! No Centro Social e Paroquial do Sarzedo não se podia deixar de assinalar este dia festivo, dada a sua relevância, no entanto surgiu a necessidade de antecipar a data da sua comemoração.

        Na véspera do Dia da Alimentação, no âmbito desta ação, foram desenvolvidas várias atividades, com a finalidade de promover a participação ativa da população infantil e sénior.

        As comemorações iniciaram-se logo pela manhã, com a deslocação das crianças mais velhas creche (sala 2/3 anos), ao 1.º andar do salão da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), onde visionaram dois pequenos vídeos intitulados: “A ovelhinha que veio para jantar” e “A sopa queima” e escutaram uma canção do Avô Cantigas: “Come a sopa vá lá…”.

        Na hora de almoço e antes de iniciarem a refeição, as crianças de A.T.L., também foram surpreendidas com a canção acima referida e com uma sobremesa surpresa “bolo verde”, provocando a admiração e interrogação na generalidade das crianças. Com algumas reticências no início, as crianças acabaram por comer e até repetir o “misterioso” bolo, mas que segundo elas estava delicioso. Depois das várias tentativas e respostas para descobrir qual o significado da cor verde (alface, couve, brócolos, pepino…,), já só mesmo no final, o menino Samuel Marques, adivinhou que era de espinafres e todos os colegas estavam estupefactos, pois o bolo não lhes sabia nada aos espinafres.       Nos refeitórios dos idosos foi também servida uma apetitosa fatia daquele “bolo verde” a todos os clientes de ERPI e Centro de Dia presentes, marcando simbólica e sadiamente esta data.

        Prosseguiu-se a atividade, com a distribuição do almoço aos clientes de SAD, lembrando o dia com a oferta de uma fatia do mesmo bolo colorido.

        Durante a tarde, decorreu uma pequena sessão orientada pela Nutricionista, relacionada com a alimentação saudável, tendo por base algumas quadras do autor Polybio Serra e Silva e imagens passadas através de PowerPoint, na qual houve troca de conhecimentos e partilha de saberes com os clientes de ERPI e de Centro de Dia.

        Entretanto, com a chegada das crianças de Complemento de Horário, a Educadora Rita Ferreira e a Nutricionista Cláudia Rodrigues deram continuidade à temática em questão, incidindo mais especificamente na importância da sopa, onde foram projetados os vídeos, “A ovelhinha que veio para jantar” e “A sopa queima” e para finalizar escutaram uma canção do Avô Cantigas: “Come a sopa vá lá…”.

        Em simultâneo algumas colaboradoras deste setor preparavam a fruta, que as crianças iriam comer. O lanche surpresa ficticiamente consistiu no “ovo estrelado e batata frita”, que na realidade era iogurte, pêssego e maçã. Foi verdadeiramente uma surpresa para estas crianças que estavam deliciadas a comer aquilo que elas tanto gostam, pensando muitas delas, que era o ovo estrelado com a batata frita… e posteriormente, em jeito de brincadeira, até “molharam o pão no ovo”.

        Pretendeu-se lembrar o dia a todos os clientes sem exceção e simultaneamente, sensibilizar para a importância da alimentação e hábitos de vida saudáveis, impulsionando-se também e uma vez mais nesta organização, a ligação entre as gerações.

        Em pleno dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, este Centro Social quis deixar bem vincada a importância deste dia.

        Durante a tarde, os clientes e familiares que se dirigiram à instituição foram presenteados logo à entrada com uma mesa que continha o nosso já “famoso bolo verde”, tendo a possibilidade de o provar e um cesto com fruta, da qual se podiam servir e levar para casa.

       Com este pequeno gesto, quis-se confraternizar com todos os que nos visitaram e particularmente com aqueles que apoiamos diariamente na organização, fazendo deste dia uma verdadeira acção de sensibilização, para promover e cultivar hábitos de vida saudáveis. R.F.

DSCF2379Click em cima da foto e veja o melhor da atividade

publicado por CSPS às 16:45

É com alegria que acompanhamos o passar dos anos...
Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Conta-gotas...
Advogados Rio de Janeiro
Advogados Rio de Janeiro
"Quem aquece as casas são as pessoas e não as paredes, por isso desejo que em todas as respostas sociais impere o carinho, a afectividade, a alegria e o respeito por aqueles a quem se prestam os cuidados". Rosário Pimentel
mais sobre mim
Os nossos Contactos:
Tel:235 205 838 Fax:235 208 698 Email: CSPSARZEDO@sapo.pt Morada: Rua Beatriz Piedade Neves, 3300-405 Sarzedo - Arganil
pesquisar
 
blogs SAPO